Como fazer o Chrome bloquear downloads maliciosos que iniciam automaticamente

Configuração feita no Chrome ajuda você a navegar com mais segurança na internet

Ao navegar na internet alguns sites acabam tentando aplicar golpes em usuários oferecendo muitos downloads maliciosos. Em muitos destes casos, a culpa nem é do usuário, já que virou uma prática comum downloads serem iniciados sem o consentimento de quem está visitando a página.Veja também:Falha grave no Chrome: atualize seu navegador o quanto antesComo testar o novo modo noturno do Chrome no AndroidNova função do Chrome fará com que voltar páginas fique mais rápidoComo bloquear a instalação de novas extensões no Google Chrome

Pensando em deixar os usuários protegidos contra este tipo de ação, o Google implementou no navegador Chrome uma função para bloquear os downloads iniciados automaticamente, mas que nem sempre vem ativada por padrão. A seguir, veja como ativar a proteção do Chrome contra downloads maliciosos iniciados automaticamente.

Mesmo quando esta configuração está ativa, caso ela esteja afetando algum site que você use, ainda é possível criar exceções colocando os links deles na parte “Permitir.

Pronto! Agora, você já está protegido de downloads maliciosos que são iniciados automaticamente por sites em seu navegador.

Importante

A configuração a ser feita no navegador não bloqueará nenhum download que você deseje iniciar manualmente e também não faz verificações contra vírus. Ela apenas serve para que você não acabe tendo um download feito, que não foi solicitado.

Como fazer o Chrome bloquear os downloads automaticamente iniciados

Apesar de ser um processo simples, este novo recurso do Google Chrome acaba ficando um pouco escondido dentro do navegador. Confira como ativá-lo:

  1. Abra o Google Chrome normalmente e toque no ícone representado por “três pontos”;

  2. No menu aberto, entre em “Configurações”;

  3. Agora, deslize a página até o final e expanda a opção “Avançado”;

  4. Clique em “Configurações de conteúdo”;

  5. Entre em “Downloads automáticos”;

  6. Habilite a chavinha ao lado de “Não permitir que nenhum site faça download de vários arquivos automaticamente”.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *