Sony anuncia primeiro sensor de 48 megapixels para câmeras de smartphones

A Sony anunciou nesta segunda-feira o que diz ser o sensor para câmeras de smartphone com mais pixels da atualidade, o IMX586. A peça conta com resolução de 48 megapixels, equivalente a uma imagem de 8.000 x 6.000, e é a primeira a usar pixels de apenas 0,8 micrômetros — necessários para fazer esse número elevado caber em uma unidade de 8 mm na diagonal.

A combinação de grande quantidade com tamanho reduzido normalmente não seria a ideal, já que as fotos teriam altíssima resolução, mas muito ruído em condições de pouca luz. Para contornar essa limitação, o sensor da Sony usa uma matriz de filtros de cor Bayer quádrupla, que basicamente permite aos pixels se combinarem aos seus quatro adjacentes, gerando uma unidade maior. Ao menos em tese, isso ajuda a aumentar a sensibilidade à luz, fazendo o sensor chegar ao nível de um de 12 MP com pixels de 1,6 micrômetros.

Fora essa combinação, a Sony promete um alcance dinâmico quatro vezes maior do que o visto em “unidades convencionais”. Ou seja, um HDR mais eficiente, para não perder detalhes nas cenas que têm partes claras e escuras.

A empresa japonesa ainda não deu uma data de lançamento para o novo sensor, mas é de se imaginar que ele esteja ao menos nos próximos Xperias topo de linha. A empresa também é uma das maiores fornecedoras da peça no mercado, então é possível que a novidade ainda chegue mesmo a smartphones de algumas concorrentes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *